Habilite o JS em seu navegador.

5 tendências e projeções para a indústria do aço em 2024 que você precisa conhecer

5 tendências e projeções para a indústria do aço em 2024 que você precisa conhecer

Utilidades domésticas, transporte, construção civil, embalagens e recipientes, energia, agricultura... A indústria do aço ocupa há décadas posição vital em nossas vidas e na economia globalizada.

Conforme 2024 surge mais claro no horizonte, compreendermos algumas tendências e projeções para o próximo ano na cadeia do aço é de suma importância.

Neste artigo, elencamos alguns possíveis movimentos e articulações da indústria do aço nos próximos meses.

1. Sustentabilidade

Tema absolutamente incontornável, a sustentabilidade deve ser uma constante no planejamento do setor. Práticas como a redução de emissões de carbono, a reciclagem de aço e a busca por fontes de energia limpas e eficientes na produção já fazem parte da nossa realidade — e cada vez mais.

2. Ambiente econômico

Desde o segundo semestre de 2022, as altas taxas de inflação e juros no mundo todo impactaram de maneira decisiva a procura por aço. Contudo, algumas estimativas recentes apontam para uma recuperação a curto e médio prazo, sendo mais lenta nas economias avançadas e mais rápida nas emergentes. Vale a pena ficar de olho: os atuais conflitos na Europa tornam o ambiente de negócios menos previsível e sensível às flutuações no mercado de commodities.

3. Obras em alta

O aumento da população global, associado aos incentivos estatais em infraestrutura, como pontes, rodovias, aeroportos e outras construções de grande porte, promete elevar a demanda por aço no contexto interno e externo. Embora o mercado da China, um dos maiores do mundo, ainda enfrente uma importante crise imobiliária, notícias dão conta de que o governo chinês irá estimular o setor da construção civil em 2024.

4. Pesquisa e inovação

Como todos nós sabemos, o investimento em pesquisa impulsiona o desenvolvimento de novos produtos. Centros de inovação, privados e estatais, trabalham incessantemente na busca por materiais em aço com propriedades específicas, como maior resistência, durabilidade e leveza. Características na matéria-prima que, em um cenário altamente competitivo, fazem toda a diferença e elevam a percepção de valor da marca.

5. Indústria 4.0

O empego de tecnologias da Indústria 4.0 visa melhorar a eficiência operacional, monitorar ativos em tempo real e otimizar os processos de produção no setor do aço. Tudo isso a partir da conectividade entre máquinas, sistemas e pessoas. Diferente do senso comum, que costuma ligar a siderurgia e a metalurgia à força bruta, a indústria do aço promove ambientes de produção cada vez mais inteligentes e flexíveis.

Bastante dinâmica e resiliente, a indústria do aço enfrenta desafios todos os dias. Pelo seu caráter globalizado, está sujeita a dinâmicas econômicas, tecnológicas, geopolíticas e também do meio ambiente.

Vivemos um cenário marcado por fortes incertezas, mas a importância do aço e a necessidade de evolução constante do setor não abrem brecha para dúvidas: é o momento de planejar, traçar estratégias e aproveitar as oportunidades. Porque sim, elas virão.

E você já sabe, né? Se precisou de aço, conte com a Gedoz: comercializamos aço e ferro na medida certa.

Para ficar por dentro de mais novidades, fique atento a novas atualizações no blog e acompanhe a Gedoz também nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.



Cadastre-se

Receba nossas promoções e novidades por e-mail: