A nível Brasil, as três principais ligas de aço são classificadas pela quantidade de carbono presente na sua composição:
• Aço Baixo Carbono que possui teor de baixo carbono na liga metálica é menor em resistência do que outras ligas, no entanto, pode ser soldado e usinado, se necessário.
• O Aço Médio Carbono comparado com alto carbono e baixo carbono, apresenta maior resistência ao tratamento térmico, mas menor dureza e tenacidade.
• Aço Alto Carbono possui maior resistência ao desgaste e alta durabilidade. No entanto, é menos dúctil em comparação com outras ligas.
Em nossa operação, os aços mais comercializados para a indústria da região, são o aço 1020 e 1045, suas principais diferenças entre si são o seu percentual de carbono, enquanto o aço 1020 contém 0,2% de carbono, o aço 1045 contém 0,45%. Confira suas características e aplicações.
O Aço 1020 contém 0,2% de carbono, é classificado como macio, o que o torna resistente à ruptura. Também é maleável e fácil de soldar, é geralmente aplicado em peças de mecânica em geral. Sendo um aço de carbono, este possui plasticidade e soldabilidade excelente. É frequentemente utilizado em engrenagens, capas, pinos e eixos em geral. O aço 1020 não permite tratamento do aço como beneficiamento e têmpera.
Já o Aço 1045 contém 0,45% de carbono. Apresenta propriedade mais dura, portanto, tem resistência a ruptura, permite uma boa têmpera e é muito mais difícil de soldar. Esse tipo de aço costuma ser aplicado em peças de mais dureza, como ferramentas de corte, por exemplo.
Contate o nosso time de vendas. Aqui na Gedoz sua indústria conta com o aço 1020 e 1045, além de uma ampla variedade de ferro e aço.
Para ficar por dentro de mais novidades, siga-nos nas redes sociais – Facebook e Instagram.
Receba nossas promoções e novidades por e-mail: