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Previsão de demanda: como uma empresa pode se antecipar ao futuro de maneira estruturada?

Previsão de demanda: como uma empresa pode se antecipar ao futuro de maneira estruturada?

Entre os benefícios estão a identificação de oportunidades de melhoria, uma melhor tomada de decisão com relação a potencial de mercado, preços e possibilidade de expansão, minimização de riscos que prejudiquem a competitividade e os lucros e muito mais.

Esse artigo contém diversas informações sobre a previsão de demanda, como a definição, a forma de fazer e as vantagens.

O que é previsão de demanda?

A previsão de demanda nada mais é que um prognóstico do que vai acontecer com as vendas de serviços ou produtos em determinado espaço de tempo.

O objetivo da estratégia é permitir a realização de ações mais assertivas, além de uma melhor tomada de decisões dentro das empresas.

Apesar de não ser 100% precisa, ela pode sim ficar bem próxima da realidade e ajudar empresários e líderes com relação ao futuro do negócio.

Como aplicar a previsão de demanda?

A aplicação da previsão de demanda precisa ser muito minuciosa para que se aproxime o máximo possível da realidade.

Para isso, é necessário que departamentos estratégicos da empresa se envolvam com a sua elaboração de forma realmente efetiva.

Entre eles estão o marketing, as finanças, as vendas e a produção.

Unidas, essas áreas podem levantar informações de períodos anteriores e consolidá-las para um bom entendimento do cenário.

Os micro e pequenos negócios também podem fazer esse plano, mesmo com poucos ou até nenhum colaborador.

Basta que o empreendedor levante e consolide todos os dados.

Bom, para colocar a estratégia em prática, é preciso primeiro selecionar o produto ou serviço que será alvo da análise.

Depois, é necessário definir o período de avaliação, que pode ser de curto, médio ou longo prazo.

O curto, que é o mais utilizado, vai de três meses a um ano, em média.

Em seguida, é só escolher uma das duas abordagens: a quantitativa e a qualitativa.

1 – Quantitativa

É a análise da venda de produtos ou serviços de períodos anteriores, que pode ser sobre os dias da semana, os meses e até os anos, dependendo de cada situação.

Ela deve ser feita por meio dos seguintes métodos:

- Projeção de tendência (o mais usado)

- Regressão simples

- Regressão múltipla

- Suavização potencial

- Média Móvel

- Decomposição

2 – Qualitativa

Essa abordagem é utilizada quando não existem dados suficientes dos períodos anteriores para a previsão de demanda.

Mas é possível sim realizá-la com base em insights da equipe de vendas, do empresário e também dos colaboradores.

Os métodos podem ser:

- Delphi

- Analogia histórica

- Força de vendas

- Juri Executivo

Vantagens

Entre as vantagens da estratégia estão:

1 – Realizar ações mais assertivas e, consequentemente, aumentar as chances de vendas de produtos ou serviços.

2 – Se antecipar aos problemas.

3 – Identificar oportunidades de melhorias.

4 – Melhorar a tomada de decisão com relação a potencial de mercado, preços e possibilidade de expansão.

5 – Evitar riscos que possam prejudicar a competitividade ou os lucros da empresa.

6 – Contribuir para uma gestão do estoque mais assertiva, evitando desperdícios e excessos que podem afetar os resultados financeiros.

7 – Planejar a produção e o seu orçamento.

8 – Realizar o orçamento de matéria-prima de maneira mais eficaz.

9 - Planejar a necessidade de mão de obra adicional.

10 – Realizar previsões financeiras.

11 - Evitar a subprodução ou a superprodução.

12 - Planejar melhor as atividades de marketing.

A previsão de demanda é certamente uma das melhores maneiras de se antecipar ao futuro de uma empresa e planejar ações de fato assertivas!



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